terça-feira, 13 de julho de 2010
JESUS MULTIPLICA
Passagem Bíblica:
João 6:1-15
Versículo para Memorizar:
João 6:11
“Então Jesus tomou os pães, deu graças, e repartiu-os com os que estava assentados. E fez o mesmo com os peixes. "
Texto de Referência
Lucas 9:10-17
Objetivos:
§ Ser um crente que espera sempre os milagres de Deus e de fato os experimenta, como fez André.
§ Dar tudo a Jesus. Assim como o menino deu seu pequeno lan¬che de cinco pães e dois peixes a Jesus, mostrar fé em Jesus plantando a nossa semente de fé.
§ Aprender a guardar as sobras. Jesus ensinou os discípulos a recolherem as sobras do alimento milagroso, para que vivessem sem desperdiçar nada.
PERGUNTAS INDUTIVAS:
Quem ofereceu os cinco pães e dois peixes a André?
(João 6:9)
Quem os trouxe a Jesus?
(João 6:8-9)
Quando as pessoas viram o milagre, disseram que Jesus era quem?
(João 6:14)
MENSAGEM DO DIA
A história dos cinco mil homens milagrosamente alimentados por apenas cinco pães e dois peixes nos ensina muitas coisas. Através deste milagre, Jesus nos está ensinando que, quando o seguimos, não apenas é o nosso espírito salvo como também serão satisfeitas as nossas necessidades físicas.
Estudaremos agora a necessidade de plantar a semente da fé antes de experimentar as bênçãos de Jesus, a satisfação de nossas necessidades diárias, enquanto a nossa alma prospera.
O Grande Problema dos Discípulos
Quando Jesus pregava as boas novas a respeito do reino de Deus, expulsando demônios e curando os doentes, uma grande multidão sempre o seguia. A maioria das pessoas que o seguia era pobre ou sofria enfermidade física e precisava desesperadamente de consolo e cura. Quando Jesus ensinava àquelas pessoas, elas recebiam paz e alegria. Testemunhavam com seus próprios olhos que os demônios eram expulsos e as pessoas oprimidas e os paralíticos eram libertas.
A hora do jantar se aproximava certo dia quando Jesus concluiu seus ensinamentos, e os discípulos se defrontaram com um grande problema: mais de 5.000 homens famintos, mais as mulheres e crianças que ali estavam. O livro de Marcos registra o seguinte:
"Ao declinar a tarde os seus discípulos se aproximaram dele, e disseram: O lugar é deserto, e o dia já está muito adiantado. Despede-os para que vão aos campos e aldeias circunvizinhas, e comprem para si o que comer. "
Mas Jesus respondeu:
"Dai-Ihes vós de comer" (Marcos 6:35-37).
Jesus podia falar isso porque tinha a solução.
O mesmo acontece hoje. Jesus quer nos ajudar quando estamos em dificuldades. Ele não nos diz: "Que cada um cuide de seus problemas." Ele deseja que levemos nossos problemas a Ele para recebermos a resposta, sob a forma de bênçãos abundantes. Precisamos ter fé em que, quando levarmos nossos problemas a Jesus, Ele os solucionará. Precisamos plantar nossa semente de fé para mostrar que de fato confiamos nele.
Veremos a diferença na maneira como André e Filipe agiram, a respeito do mesmo problema.
Fé de Filipe e a Fé de André
Nesse milagre da multiplicação dos pães e peixes, vemos os diferentes níveis de fé em Filipe e André. Ambos eram discípulos de Jesus. Os dois se depararam com o mesmo problema no deserto, Ambos precisavam de uma solução. Filipe não pôde fazer com que um milagre acontecesse. André teve fé.
Para testar Filipe, Jesus perguntou:
"Onde compraremos pão para toda esta gente comer?"
Embora Filipe tivesse experimentado o poder e os milagres de Jesus tantas vezes, sua fé permanecera baseada na previdência, uma fé científica. Ele ergueu os olhos e viu uma grande multidão, fez seus cálculos e depois apresentou a Jesus sua estimativa:
"Duzentos denários de pão não bastariam para que cada um deles recebesse um pedaço. "
Filipe sabia que nem ele nem a multidão faminta tinha tanto dinheiro assim, portanto relatou a Jesus: "Não posso alimenta-los; é Impossíve1." Seus cálculos eram corretos, segundo a matemática, mas não ajudaram a produzir a fé em Jesus, a fé que opera milagres. Filipe "não tinha fé capaz de trazer uma solução para o problema da multidão faminta.
André, outro discípulo de Jesus, acreditava que Jesus podia fazer um milagre ali. André queria mostrar sua fé e fez o que pôde em busca de uma semente de fé para ser plantada. Por fim encontrou o lanche de um menino: cinco pães e dois peixes.
André levou isso a Jesus, como quem diz: "Senhor, isto não é suficiente, mas creio que tu podes fazer um grande milagre." Foi somente uma sementezinha, mas Jesus aceitou o que ele levou, deu graças a Deus e partiu o pão. Devido à "semente de fé" de André, o pão aumentava cada vez que era partido até que a grande multidão foi suficientemente alimentada. Jesus mostrou outro milagre quando pediu aos discípulos que recolhessem as sobras. É possível que ninguém tivesse pensado que haveria sobras, mas as sobras do milagre encheram doze cestos.
A chave da nossa vida está na atitude. Nós, também, temos muitos problemas para resolver. Portanto, tenhamos uma atitude como a de André com relação aos problemas. Lembremo-nos sempre que: "Se eu levar meu problema a Jesus, ele tem a solução."
O Sacrifício do Menino
Por trás deste grande milagre encontrava-se a fé de um menino.
Entregar seu lanche de cinco pães e dois peixes a Jesus deve ter-lhe parecido um grande sacrifício. Como os adultos que o cercavam, esse garotinho também devia estar com muita fome no final do dia, mas ao dar seu lanche a Jesus, aquele menino plantou uma semente de fé no Senhor. Quando Jesus abençoou aquela sementinha de fé, ocorreu o milagre da alimentação de alguns milhares de pessoas.
As bênçãos de Deus nunca devem ser desperdiçadas. Precisamos tomar bastante cuidado com as bençãos que Ele nos dá e compartilha-las com os necessitados. Qualquer coisa que Deus tenha feito para nós não deve ser desperdiçada.
PERGUNTAS FINAIS
Perto de que cidade ocorreu o milagre de Jesus com cinco pães e dois peixes?
(Lucas 9:10)
Quanto alimento Jesus deu ao povo?
(Lucas 9:17)
Aonde Jesus foi sozinho depois do milagre?
(João 6:15)
APLICAÇÃO
Mesmo em meio a problemas aparentemente insolúveis, mantenhamos uma atitude positiva, como André. Jesus pode fazer milagres em nossa vida. Vivamos positivamente em quaisquer circunstâncias, e atuemos pela fé.
Como o garoto que entregou o seu lanche, entreguemos alegremente a Jesus o que temos. Viveremos uma vida de colheita abundante enquanto semeamos.
Jesus Ora
Passagem Bíblica
Marcos 1:35-39
Versículo para Memorizar
Marcos 1:35
"Levantando-se de manhã muito cedo, ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto e ali orava "
Texto de Referência
Mateus 6:5-13
Objetivos
- Tornar-se um crente fervoroso na oração, como Jesus foi e ainda hoje é, pois intercede por nós.
- Orar sem cessar por aqueles a quem devemos conduzir a Jesus: os membros de nossa família e nossos vizinhos.
PERGUNTAS INDUTIVAS
- Quando e onde Jesus orou?
(Marcos 1 :35)
- Após ter expulsado o espírito maligno, Jesus ensinou a única maneira de forçar essa casta de demônios a sair. Qual é essa maneira?
(Marcos 9:29)
- O que fez Jesus durante a noite que antecedeu a escolha de seus apóstolos?
(Lucas 6:12-16)
MENSAGEM DO DIA
Jesus é verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem. Como o Cordeiro do sacrifício pelos pecadores, Jesus viveu uma vida de oração. Ele orou a fim de derrubar a fortaleza de Satanás e salvar os pecadores de sua escravidão. Ele orou e louvou a Deus. Ele orou para que os pecadores obtivessem o perdão de Deus. Jesus orou pelos fracos. A vida de Jesus na terra foi marcada pela oração incessante. Até hoje ele continua seu ministério de oração por nós, à mão direita de Deus.
Jesus Orava Sempre
O primeiro registro de Jesus em oração encontra-se em Lucas 3:21. Após ter sido batizado, ele orou mais uma vez e se dispôs a obedecer à vontade de Deus. A resposta à oração de Jesus veio imediatamente.
O Espírito Santo desceu no mesmo instante e ouviu-se uma voz vinda do céu.
Antes de escolher os doze discípulos, Jesus passou a noite orando a Deus.
Jesus orava antes do amanhecer e por isso pregava o reino de Deus com poder o dia todo.
Quando expulsava espíritos malignos, ele também o fazia pelo poder da oração. Retomando do Monte da Transfiguração, Jesus curou um lunático e ensinou seus discípulos:
"Esta casta só pode sair por meio de jejum e oração" (Marcos 9:29).
Jesus sempre orava em louvor a Deus. Os cânticos de louvor que oferecemos ao Senhor são orações em forma de cântico.
Antes de chamar Lázaro da sepultura, Jesus também fez uma oração de ação-de-graças e louvor a seu Pai. Muitos dos judeus estavam presentes e Maria e Marta também observaram, cheias de espanto. Ao enfrentar aquela situação impossível, Jesus orou ao Pai, erguendo os olhos:
"Pai, graças te dou porque me ouviste. Eu sei que sempre me ouves" (João 11 :41 ,42).
Jesus orou a Deus ao alimentar milhares de pessoas com cinco pãezinhos e dois peixes; ele orou por seus discípulos; orou no jardim do Getsêmani; orou na cruz.
"Pai, perdoa-Ihes, pois não sabem o que fazem" (Lucas 23:34).
Sua vida se encerrou com a oração final ao Pai:
"Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste.?" (Mateus 27:46). “Pai nas Tuas mãos entrego o meu Espírito.” (Lucas 23:46).A vida de Jesus começou em oração e terminou em oração.
Usando o exemplo de Jesus, oremos sempre a fim de termos uma vida de oração bem sucedida
Orar pelo Quê?
Jesus nos ensinou o que orar e nos deu um excelente exemplo de oração.
Primeiro, Jesus exortou-nos a orar para sermos cheios do Espírito Santo. Ele prometeu que o Consolador, o Espírito Santo, seria enviado Depois que Ele subisse ao céu. Ele nos ensinou a orar para termos a plenitude do Espírito Santo:
"Se vós que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que pedirem?" Lucas 11 :13).
Visto Jesus estar sempre orando, o Espírito Santo estava sempre sobre ele e pelo Seu poder o Senhor podia expulsar espíritos malignos e construir o reino de Deus (Mateos 12:18). Portanto, a oração é a estrada real que percorremos com o Espírito Santo que opera em nós.
Segundo, Jesus falou:
"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação" (Marcos 14:38). Para podermos expulsar os demônios, vencer as tentações malignas, resgatar pecadores da escravidão de Satanás para o reino de Deus, precisamos estar armados da oração.
Quando oramos, somos fortalecidos. O Senhor nos dá poder para controlar a cobiça e a concupiscência da carne.
Terceiro, Jesus pediu que orássemos pelos nossos irmãos (Lucas 22:32). Especialmente quando oramos pelos irmãos que são crianças na fé, nossas orações impedem Satanás de fazer com que nossos irmãos mais fracos caiam. Precisamos orar também pelo Corpo de Cristo, pelos nossos irmãos.
Quarto, devemos orar para que a vontade de Deus seja feita.
Jesus orou:
"Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres" (Mateus 26:39).
A única pessoa que sabe qual é a decisão certa para nós e nossa vida é o Pai celestial! Portanto, nossa oração para que a vontade dEle seja feita, significa que desejamos que os melhores resultados se manifestem em todas as ocasiões de nossa vida.
Quinto, Jesus ensinou:
Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que hão de acontecer, e estar em pé na presença do Filho do homem. (Lucas 21:36).
Nossa esperança final não está neste mundo. Estamos apenas passando por esta vida. Este mundo não é o nosso lar final. Ansiamos pela hora em que estaremos diante de Jesus Cristo como sua noiva no reino eterno de Deus. Portanto, até que cheguemos ao fim da nossa vida aqui na terra e recebamos a coroa de justiça, precisamos orar sem cessar ao nosso Pai celestial.
Respostas à Oração
Todas as nossas orações serão respondidas. Foi o que Jesus nos prometeu em João 14:13:
"E farei tudo o que pedirdes em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho. "
"Até agora nada pedistes em meu nome. Pedi e receberás, para que a vossa alegria seja completa" (João 16:24);
"E tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis" (Mateus 21:22).
Deus sempre ouve as orações daqueles que a Ele clamam, e responde-as. O Espírito Santo também nos ajuda em nossas fraquezas:
"Da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas.
Não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis" (Romanos 8:26).
Sigamos o exemplo de oração de Jesus e oremos sempre também!
PERGUNTAS FINAIS
Porque motivo Deus não responde à nossa oração?
(Salmo 66:18)
O que precisamos fazer para que Deus perdoe os nossos pecados?
(1 João 1 :9)
Como podemos obter força contra a tentação?
(Lucas 22:46)
Sugestão de roteiro de oração:
- Louvar a Deus
- Confessar os nossos pecados
- Dar-lhe graças por bênçãos já recebidas e pedir aquilo de que precisamos
- Concluir dando graças pela resposta de Deus à nossa oração - pela fé.
Experimentem orar desta maneira.
Quando orava, Jesus muitas vezes lutava bastante.
Mesmo que não recebamos resposta à nossa oração imediatamente, continuemos pela fé e persistamos em oração e paciência.
Assinar:
Postagens (Atom)