JESUS CRISTO É HOMEM
Passagem Bíblica
1 Timóteo 2:5
Versículo para Memorizar
1 Timóteo 2:5
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem. "
Textos de Referência Lucas 2:52
Hebreus 2:14
Objetivos
a. Saber que Jesus Cristo é verdadeiramente Deus e todavia veio ao mundo como ser humano.
b. Entender que por ter sido ele mesmo um homem, Jesus compreende nossas fraquezas humanas e pode nos ajudar.
PERGUNTAS INDUTIVAS
o que disse o apóstolo Paulo sobre Jesus Cristo? (1 Timóteo 2:5)
Por que Jesus precisou vir na carne e ser como nós? (Hebreus 2:14)
MENSAGEM DO DIA
Jesus Cristo é Deus e homem. Na lição anterior, aprendemos que ele é verdadeiramente Deus. Agora estudaremos que ele foi verdadeiramente homem e também qual foi o propósito dele ter-se feito homem.
Provas Bíblicas de Que Ele Foi Verdadeiramente Homem
O evangelho de João, que ensina claramente a respeito da divindade de Jesus, também dá um relato bem detalhado de sua humanidade. O apóstolo João no início chamou Jesus Cristo de "Logos" (Palavra ou Verbo) e esse "Logos" é Deus (João 1:1-2).
Disse ele então:
"O Verbo se fez carne, e habitou entre nós" (João 1:14).
Isto significa que Deus, revestido de carne humana, habitou entre nós.
Estudemos agora algumas passagens que se referem à natureza humana de Jesus Cristo.
Primeiro, Jesus Cristo nasceu e cresceu na carne exatamente da mesma maneira que você e eu nascemos e crescemos. Lucas descre¬veu a infância de Jesus:
"E crescia Jesus em sabedoria, em estatura e em graça para com Deus e os homens. "
Nesse versículo (Lucas 2:52), podemos ver que Jesus cresceu em quatro aspectos:
1. Cresceu intelectualmente - Crescia Jesus em sabedoria
2. Cresceu fisicamente - ... em estatura
4. Cresceu espiritualmente - ... em graça para com Deus 4. Cresceu socialmente - ... e os homens.
Jesus Cristo se desenvolveu em cada área da vida como se desenvolvem os outros seres humanos.
Segundo, Jesus Cristo se igualou aos outros seres humanos no comer, beber, dormir, irar-se e amar. Ele teve as mesmas emoções e sentimentos que nós temos. Jesus sentiu fome como nós (Lucas 24:41), por isso comeu. Ele se cansou, por isso adormeceu (Lucas 8:23). Ele se comoveu profundamente (João 11:33,38), regozijou-se (João 15:11), amou (João 13:34; 14:21; 11:11) e chorou (João 11:35).
Terceiro, o próprio Jesus Cristo declarou que era um verdadeiro ser humano. Jesus fez com que as pessoas soubessem que era verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem, e nunca negou essa dupla natureza. Jesus afirmou que era homem (Mateus 4:4), (Lucas 4:4) e não apresentou desculpa alguma quando foi acusado de ter atributos humanos (Mateus 11:19; Lucas 7:34).
Os evangelhos nos mostram um Jesus que tem um corpo (Mateus 26:12,26; Marcos 26:12,26; Marcos 14:8,22; Lucas 22:19) dotado de membros físicos como mãos e pés (Lucas 24:39), tal como um homem normal.
Quarto, Jesus teve todos os elementos de humanidade como nós temos, mas numa coisa foi diferente - não houve pecado em Jesus.
Embora Jesus também sentisse angústia ante a morte que logo teria de enfrentar (Lucas 12:50), e expressasse sua dor clamando em alta voz na cruz (Mateus 27:46; Marcos 15:34), ele não conheceu pecado.
Jesus Cristo também reconheceu o mal que o cercava mas jamais sucumbiu ao pecado. Até Pilatos, que de fato pendurou Jesus na cruz, confessou três vezes:
"Não acho nele crime algum" (João 18:38, 19:4,6). O autor de Hebreus também disse:
"Pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado" (Hebreus 4:15).
O próprio Jesus perguntou:
"Pode algum de vós acusar-me de pecado'? Se vos digo a verdade, porque não credes em mim'?" (João 8:46).
O Propósito de Jesus ao Tornar-se Homem
Jesus Cristo estava acima de todas as criaturas e acima de todos os anjos. Então, por que esse Jesus glorioso teve de vir à terra na forma de ser humano?
O primeiro propósito da vinda de Jesus como homem foi o de salvar o homem pecador, tomando sobre si mesmo os pecados, enfermidades, tristezas e a morte eterna do homem.
Hebreus 2: 14-15 declara o propósito da vinda de Jesus, revestido do traje de humanidade:
"Portanto, visto que os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo; e livrasse a todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à escravidão. "
Visto que o Filho de Deus existe "segundo o poder de uma vida sem fim", não pode morrer. Portanto, para que pudesse morrer, Jesus teve de assumir uma natureza diferente da divina.
O autor de Hebreus registra isto:
"Pelo que convinha que em tudo fosse semelhante a seus irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, afim de fazer propiciação pelos pecados do povo" (Hebreus 2: 17).
O segundo propósito pelo qual "o Filho unigênito" (João 1:18) "veio em carne" (2 João 7) foi o de fazer-nos ouvir, ver com nossos olhos, contemplar e tocar "o que era desde o princípio" (1 João 1:1). Embora nenhum homem jamais tenha visto a Deus antes, os homens viram o corpo de Jesus Cristo, foram capazes de ter uma experiência física com Deus, encontrá-lo, ouvi-lo, tocá-Io. Portanto, a vinda de Jesus em carne humana foi o mais misterioso e maravilhoso milagre da história.
Em conclusão, Jesus é verdadeiramente Deus e foi verdadeiramente homem. Embora tivesse essas duas naturezas dentro de si quando andou sobre a terra, Jesus era uma só pessoa e nele não há divisão.
Devíamos morrer eternamente devido ao nosso pecado, mas Jesus veio a este mundo em forma humana, a fim de receber o nosso castigo e dar-nos nova vida. Por meio de sua morte e ressurreição, obtemos vida eterna e tornamo-nos filhos de Deus.
PERGUNTAS FINAIS
Jesus foi humano, mas existe uma diferença entre sua natureza humana e a nossa. Qual é? (Hebreus 4:15)
Cite os dois propósitos de Jesus ter vindo na carne?
1. Hebreus 2:17
2. 1 João 1 :2
Qual foi o método usado por Jesus para a propiciação dos nossos pecados?
(Hebreus 2:9)
APLICAÇÃO
1. Jesus em forma de homem foi também um verdadeiro modelo de obediência e humildade. Reflitamos sobre se a nossa vida de fé está de fato crescendo constantemente em obediência e humildade?
2. Meditemos sobre a oração de Jesus no Getsêmani e seu sofrimento por nós. Graças sejam dadas ao nosso Pai celestial!
Nenhum comentário:
Postar um comentário