ESTUDOS SOBRE JESUS



“Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.


 
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

 
Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.”

 
Is. 53:4-6

QUEM É JESUS CRISTO?

 
Passagem Bíblica:

 
Mateus 16: 13- 28.

1. Versículo para Memorizar: Mateus 16:15-16

 
"Perguntou-Ihes ele: E vós, quem dizeis que eu sou? Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. "

2. Textos de Referência: (FACILITADOR)

 
Mateus 1:18-25

 
Lucas 1:26-38 4.

3. Objetivos

 
  • Estar sempre preparado para responder corretamente quando alguém perguntar: "Quem é Jesus Cristo?”
  • Saber quem é Jesus e caminhar com ele sempre.

  
PERGUNTAS INDUTIV AS

 
Quanto ao nascimento de Jesus, como o nascimento dele diferiu, ou se diferenciou inteiramente do nosso?

 (Mateus 1:18)

  
Qual é o significado de "Jesus"?

 (Mateus 1 :21)

  
Qual é o outro nome de Jesus Cristo e o que significa?

 (Mateus 1 :23)

 

 

 
MENSAGEM DO DIA
Quando Jesus estava em Cesaréia de Filipe com seus discípulos, Perguntou-lhes: "Quem dizem os homens que sou"? Os discípulos relatam, que as pessoas diziam ser ele João Batista, ou Elias, ou um dos profetas. Então Jesus fez nova pergunta aos discípulos: "E vós, quem dizeis que eu sou? " Simão Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo." E Jesus elogiou muito a Pedro por sua confissão.

 
Mesmo hoje, uma grande multidão de pessoas reconhece a Jesus como um excelente mestre, ou um dos profetas. Eles acham que Jesus é apenas um dos homens extraordinários da história que veio e desapareceu subitamente. Mas isso não é verdade.

 
Jesus, embora fosse Deus, veio a este mundo a fim de tornar-se a oferta pelo pecado, o Cordeiro Sacrificial que morreria pelos pecados da humanidade.

  
Ele foi concebido pelo Espírito Santo e nasceu da virgem Maria.

 
Não havia outro plano. Essa encarnação de Jesus Cristo não foi um acidente que aconteceu involuntariamente. A vinda de Cristo foi planejada muito antes de sua encarnação.

 
Então, quem é de fato esse Jesus Cristo? Descobriremos a resposta repassando as Escrituras e descobrindo os fatos históricos que lhe dizem respeito.

  
JESUS É O MESSIAS PROMETIDO

 Em Gênesis, Deus prometeu que o Messias viria a este mundo.

 
Os primeiros pais da raça humana, Adão e Eva, caíram sob o domínio de Satanás após terem pecado, e foram separados de Deus. Mas Deus não queria que a humanidade perecesse, por isso prometeu enviar o Messias, para destruir as obras do diabo. Esse Messias prometido, descrito em algumas versões como a "semente da mulher", é Jesus Cristo. Jesus, como semente da mulher, significa que ele seria concebido pelo Espírito Santo e nasceria de uma virgem, ao passo que todos os outros seres humanos são nascidos da semente humana.

  
Deus também determinou pelo profeta Miquéias o local exato onde o Messias nasceria (Miquéias 5:2), isto é, Belém, na Judéia. Por meio de Isaías, Deus determinou que o Messias é verdadeiramente humano e verdadeiramente Deus, e que por isso ele seria o Salvador da humanidade (lsaías 9:6).

  
O Salmo 22 e o capítulo 53 de Isaías delineiam com muitas minúcias os sofrimentos de Cristo, o fato de ele tornar-se a oferta pelo nosso pecado, e que bênçãos recebemos mediante sua morte em nosso lugar.

  
A vinda de Jesus Cristo como nosso Salvador foi profetizada progressivamente através dos 4.000 anos da história do Antigo Testamento. Deus nos falou por meio dessas profecias como Jesus viria, ministraria, sofreria e morreria. Em sua providência, Deus pré-ordenou que Jesus viesse. O Senhor Deus também revela por meio das profecias bíblicas que Jesus é de fato o Messias prometido.

  
JESUS CRISTO É O PONTO CENTRAL DA HISTÓRIA

 A vinda de Jesus Cristo divide a história da humanidade em dois períodos: Antes de Cristo (AC.) e Depois de Cristo (DC). Os 66 livros da Bíblia, de Gênesis a Apocalipse, também escrevem a história humana.

 
A abertura da Bíblia, Gênesis, registra a origem do universo e o último livro, Apocalipse, fala sobre o final dos tempos. Em outras palavras, a Palavra de Deus inclui todas as coisas, desde o remoto princípio até o último momento da história do mundo, e seu tema é Jesus Cristo. Um fato que não podemos desprezar é que cerca de 40 escritores escreveram esses 66 livros, durante um período de aproximadamente 1.600 anos e, por milagre, o tema imutável é Jesus Cristo. O que significa isto? Significa que Jesus Cristo é a figura central de toda a história, de eternidade a eternidade. Portanto, aqueles que não caminham em união com Jesus Cristo jamais podem compreender o fluxo da história, nem viver corretamente.

  
JESUS CRISTO É DEUS QUE SE FEZ HOMEM

 Por que Deus se fez homem, isto é, por que ele precisou encarnar-se e assumir a natureza humana? Esta pergunta nos leva ao propósito de sua encarnação. Podemos subdividir a resposta da maneira como se segue:

  
Primeiro, para revelar a Deus Pai.

 
Nenhum homem jamais viu o Deus invisível. Jesus veio a este mundo para revelar-nos quem é Deus. Estando em Jesus, conhecemos a natureza e o caráter de Deus. Conhecendo aJesus, conhecemos a Deus. Ademais, através do viver perfeito de Jesus e sua morte redentora, somos esclarecidos quanto ao plano de Deus para conosco.

 
Segundo, para expiar os nossos pecados pelo sacrifício de si mesmo.

 
Somos todos pecadores e portanto destinados à morte eterna. Mas Deus, em Cristo, proveu a maneira de tomar nossa condenação sobre si mesmo. Era a única forma de nos salvar. Portanto, Deus precisava vir em carne para pagar o salário do nosso pecado sobre a cruz, em nosso lugar. O Salvador do ser humano, Jesus, teve que vir como um ser humano.

  
Terceiro, para ser um mediador.

 
Devido ao pecado do ser humano, cometido no Éden, rompeu-se a comunhão do homem com Deus. Precipícios e paredões intransponíveis separam os pecadores do Deus Santíssimo. Todavia, Deus queria eliminar as barreiras e prover uma forma de o homem decaído voltar a Ele. O corpo moído de Cristo e seu sangue derramado na cruz tornaram-se a ponte que religa Deus e o homem e, por meio de Jesus, recebemos a graça de nos tornar filhos de Deus.

  
Ao estudar esta lição, vemos que o motivo da encarnação de Jesus foi "buscar e salvar o que se havia perdido".

  
PERGUNTAS FINAIS

  
Quem é Jesus Cristo?

 (Mateus 16:15-16)

  
O que a crucificação de Jesus nos traz?

 (Efésios 2: 14-16)

 

  
1. Gravemos em nosso coração, mais uma vez, quem é Jesus e o que ele fez por nós.

  
2. Vivamos uma vida que verdadeiramente testifique ao nosso vizinho o amor de Jesus.