segunda-feira, 10 de maio de 2010


JESUS CRISTO É DEUS

Passagem Bíblica João 1:1-3
1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
2  Ele estava no princípio com Deus.
3  Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. 

Versículo para Memorizar João 1:1
"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era
Deus."

Textos de Referência
·         Isaías 9:6
·         João 10:29-30
·          
Objetivos
1.      Aprender que Jesus é o Filho de Deus.
2.      Experimentar em nossa vida que Jesus Cristo é verdadeira­mente Deus, e confessar essa verdade.

PERGUNTAS INDUTIVAS
O que disse João Batista que Jesus era? (João 1:1)
Desde quando Jesus existe e com quem? (João 1 :2)
Quem fez todas as coisas do universo? (João 1 :3)
MENSAGEM DO DIA
Embora seja Deus, Jesus Cristo veio ao mundo a fim de salvar pecadores condenados à morte eterna. Jesus pagou o preço de nossos pecados mediante a morte na cruz. Ele nos amou com esse amor.
Jesus É o Mesmo Que Seu Pai
Muitas heresias sobre a pessoa de Jesus Cristo surgiram durante o período da igreja primitiva. Entre os heréticos encontravam-se os gnósticos. Eles ensinavam uma perversão do evangelho, adotando a filosofia grega para interpretar as Escrituras. Esse conceito helenístico sustentava o ensinamento de que toda carne, ou tudo que é material, é mau e todo espírito ou alma é bom. Influenciados por essa filosofia, os gnósticos difundiram uma heresia que negava a divindade de Cristo. Eles questionavam como um Deus bom podia vir na carne, que eles consideravam má. A igreja combateu essa heresia; é por isso que o apóstolo João enfatizou a divindade de Jesus Cristo no evange­lho de João e em suas epístolas. Em 325 A.D., a igreja adotou uma declaração sobre a divindade de Jesus conhecida como o Credo de Nicéia, do qual a primeira parte diz o seguinte:

Creio em um só Deus o Pai todo-poderoso Criador do céu e da terra,
e de todas as coisas visíveis e invisíveis:
E em um só Senhor, Jesus Cristo, o Filho unigênito de Deus, gerado de seu Pai antes de todos os mundos, Deus de Deus, Luz de Luz, o próprio Deus do próprio Deus, gerado, não criado, sendo da mesma substância que o Pai, por quem todas as coisas foram feitas; que por nós homens e pela nossa salvação desceu do céu,
e encarnou-se pelo Espírito Santo da Virgem Maria, e fez-se homem,
e foi crucificado por nós sob Pôncio Pilatos.
Ele sofreu e foi sepultado, e no terceiro dia ressurgiu, segundo as Escrituras e subiu ao céu, e está sentado à destra do Pai.
E ele voltará de novo com glória para julgar os vivos e os mortos: cujo reino não terá fim.

Prova de que Jesus Cristo É Verdadeiramente Deus
A Bíblia testifica que Jesus Cristo é Deus
Primeiro, Jesus é Deus porque possui todos os atributos da divindade - onipotência, auto-existência eterna, onipresença, imutabilidade e assim por diante. Jesus é tão verdadeiramente Deus quanto o Deus Pai, e o Deus Espírito Santo.
Segundo, o fenômeno do nascimento de Jesus declara que ele é verdadeiramente Deus. Jesus foi concebido pelo Espírito Santo, o que significa que ele veio a este mundo pelo método sobrenatural de Deus, não por meios naturais e humanos. Ele veio conforme profetizado (Isaías 7:14; Mateus 1:18), por meio de uma virgem, sem pai natural. Esse milagre da concepção jamais teria sido possível se a criança não fosse o Filho de Deus. O profeta Isaías também predisse com exatidão que o bebê que viria, Jesus Cristo, seria o Deus poderoso (Isaías 9:6).
Terceiro, o próprio Jesus testemunhou ser verdadeiramente Deus, em João 10:29-30:
"Meu Pai, que as [ovelhas] deu a mim, é maior do que todos; ninguém pode arrebatá-Ias da mão dele. Eu e o Pai somos um."

O apóstolo Paulo declarou ter Jesus pré-existido como Deus (Filipenses 2:6). O autor de Hebreus também testificou claramente que Jesus
"Ele.é o esplendor da Sua glória [de Deus] e a expressa imagem da Sua pessoa" (Hebreus 1:3).
Quarto, todos os milagres que Jesus fez durante o seu ministério testificaram que ele é verdadeiramente Deus. Ele transformou água em vinho. Deu de comer a 5.000 homens (mais as mulheres e crianças) com cinco pãezinhos e dois peixes. Acalmou tempestades no mar, caminhou sobre o mar, curou os enfermos, expulsou demônios, purificou leprosos, curou cegos, surdos e aleijados, e ressuscitou os mortos.
Disse Jesus sobre si mesmo:
"Os milagres que eu faço em nome de meu Pai falam por mim" (João 10:25).

"Eu e o Pai somos um" (João 10:30).
Jesus repetiu em João 10:37-38 sobre sua divindade:
"Se não faço as obras de meu Pai, não acrediteis em mim. Mas se as faço, e não credes em mim, crede nas obras, para que possais saber e compreender que o Pai está em mim, e eu nele."
Fazendo todas as obras milagrosas em nome de Deus, Jesus testificou que Ele e Deus são um.
Finalmente, a ressurreição e a ascensão de Jesus provam que Ele é Deus. Na história humana, nenhum homem jamais foi ressuscitado senão pelo poder de Deus. Jamais uma única alma quebrou o poder do túmulo e da morte, senão pelo poder de Deus. Mas nosso Senhor Jesus Cristo venceu o poder da morte, ressuscitou vários mortos e, no terceiro dia após ter morrido, subiu ao céu, enquanto seus discípulos olhavam (Lucas 24:51; Atos 1:9).
 Esse fato testifica com clareza da divindade de Jesus, conforme afirma de maneira tão clara o apóstolo Paulo em Romanos 1:4:
" ...Foi declarado Filho de Deus com poder, segundo o Espírito de santidade, pela ressurreição dos mortos. "

Assim como o apóstolo Tomé confessou: "Senhor meu e Deus meu", nós também devemos crer em Jesus Cristo como nosso Deus e Senhor.

A Divindade Eterna de Jesus
O apóstolo Paulo disse sobre Jesus:
"Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação" (Colossenses 1:15).

Então isso significa que Jesus foi a primeira coisa a ser criada por Deus? Ou significa que existe um início distinto em sua divindade? Segundo o evangelho de João, Jesus Cristo estava com Deus no
princípio (João 1:2).

O próprio Jesus disse:  "Vós sois de baixo, eu sou de cima. Vós sois deste mundo; eu não sou deste mundo (João 8:23).

Em João 3:13 Jesus revelou que ele veio do céu onde antes e também disse que existia até mesmo antes de Abraão (João:8:58), o que prova que ele estava com Deus no princípio.
Jesus orou: "E agora, Pai, glorifica-me em tua presença com a glória que tinha antes que o mundo existisse" (João 17:5).

Essa palavra sublinha a eterna divindade de Jesus Cristo. Nosso Senhor Jesus Cristo é verdadeiramente Deus.
Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-poderoso" (Apocalipse 1:8).
PERGUNTAS FINAIS
o que disse Jesus sobre si mesmo? (João 10:30)

Enumere os três pontos de evidência de que Jesus Cristo foi a primeira criatura de Deus, tirados
dos seguintes versículos:
·         João 1:2
·         João 8:58
·         João 17:5

Nós que devíamos ter pago o preço do nosso pecado e sido pendurados na cruz para receber morte eterna. Mas Jesus o pagou por nós. Compartilhemos de novo seu grande amor para conosco, e rendamos-lhe profundas ações de graça. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário