segunda-feira, 21 de junho de 2010


A EXALTAÇÃO DE  JESUS
Passagem Bíblica
Filipenses 2:5-11

Versículo para Memorizar Filipenses 2:10
"Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, na terra e debaixo da terra. "

Textos de Referência
Efésios 1: 19-23
1 Pedro 3:21-22

Objetivos
  • Ver como Jesus foi "exaltado soberanamente" (Filipenses 2:9).
  • Descobrir o significado e o propósito da exaltação de Cristo. Como sua exaltação se relaciona conosco?

PERGUNTAS INDUTIVAS
Por que razão Deus exaltou a Jesus Cristo?
(Filipenses 2:8-9; note as palavras "pelo que")
Onde está Jesus Cristo agora?
(I Pedro 3:22)
Sobre quem domina Ele?
(I Pedro 3:22

MENSAGEM DO DIA
"[Foi O poder de Deus] que [se] manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e fazendo-o sentar-se à sua direita nos céus, acima de todo principado, e autoridade, e poder, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só deste século, mas também do vindouro. E sujeitou todas as coisas debaixo dos seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja (Efésios 1:20-22).
Nessa passagem, Paulo expressa bem quatro aspectos da exaltaçãoI de Jesus: sua ressurreição, sua ascensão, sua posição à direita de Deus Pai, e por último, sua volta como Cabeça de todos.   Em outras palavras, o conteúdo de sua exaltação conta como Deus concedeu bênção e glória a Jesus após ele ter completado toda a sua vida de humildade e sofrimento na terra. Examinemos agora os significados desses aspectos da exaltação de Jesus.

A Ressurreição de Cristo
Se ser cravado na cruz foi o auge do sofrimento físico de Cristo, e receber em si a culpa de todo o nosso pecado foi o auge de seu sofrimento espiritual, sua ressurreição foi o primeiro portal para a glória. Toda a glória lhe é devida, pelo que sua ascensão, seu sentar-se à direita de Deus e sua volta como Cabeça, tudo teve início na ressurreição. A ressurreição é importante como fato histórico e seu maior significado, o mais profundo, é que Jesus recebeu glória. Nesta seção focalizaremos a relação existente entre a ressurreição e a glória de Jesus, deixando de lado o fato histórico da ressurreição. Qual é, então, o significado da ressurreição de Jesus à luz da sua exaltação?
  • Sua ressurreição proclamou que o poder de Deus está soberanamente acima do poder da morte (Efésios 1:20-21).
  • Sua ressurreição tornou-se a prova máxima de que ele é verdadeiramente Filho de Deus (Romanos 1:4).
  • Sua ressurreição significou que Deus aceitou a Jesus e sua obra.
  • Sua ressurreição foi o fecho glorioso no plano de Deus para a redenção do homem (João 19:30).
  • Sua ressurreição é prova da vida eterna. É também o prelúdio da nova vida ressurreta que os mortos em Cristo conhecerão do dia da ressurreição, a vida que a morte não pode vencer (Apocali pse 1:18)
  • Sua ressurreição significa a entrada triunfal do Filho de Deus no novo reino, o reino da glória.
Então, uma pergunta interessante surge imediatamente: Como era o corpo ressurreto de Jesus?
Seu corpo foi perfeitamente reconhecível aos olhos humanos (Lucas 24:39-40; João 20:24-29). Seu corpo ressurreto foi igual ao corpo natural, por isso o Senhor se alimentou (Lucas 24:43). Contudo foi um  corpo transformado que venceu o limite de tempo e de lugar (João 20:26). O corpo de Jesus foi moído na cruz, no sacrifício por todos os pecadores, e pela ressurreição, Deus transformou-o em corpo glorificado
.
A Ascensão de Cristo
Diz a Bíblia que a ascensão de Cristo foi visível aos olhos humanos (Marcos 16:9; Lucas 24:50-51; Atos 1:9-11). Sua ascensão está diretamente ligada ao que ele disse aos discípulos em João 14:2:
"Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. "
Portanto, a ascensão de Jesus significou que ele estava partindo para preparar um lugar para o seu povo e que retornará para seu povo João 14:3). E sua partida da terra satisfez a condição para a vinda do Espírito Santo:
"Todavia, digo-vos a verdade: Convém que eu vá, porque se eu não for, o Consolador não virá para vós; mas, se eu for, eu o enviarei" (João 16:7).
O dom da salvação foi dado para ser pregado a toda a humanidade, não somente na Judéia mas até os confins da terra.


O Lugar de Cristo à Direita de Deus
"A direita de Deus" é mencionada com freqüência na Bíblia (Atos 7:55-56; Romanos 8:34; Efésios 1:20; Hebreus 1:3; 10:12; 12:2; 1 Pedro 3:22). Essa frase é usada mais para significar a união de Jesus e Deus em glória e poder. Qual é, então, o propósito e significado originais de: "O Filho... assentou-se à destra da Majestade nas alturas" (Hebreus 1:3)?
Primeiro, o fato de Cristo assentar-se à direita de Deus significa que o Senhor todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés (1 Coríntios 15:27; Hebreus 2:8). Além disso, ele está governando o mundo:
"É-me dado todo o poder no céu e na terra" (Mateus 28: 18). Jesus é o Rei dos reis.
O segundo propósito de Jesus assentar-se à direta de Deus é continuar sua obra de mediador entre Deus e o homem, em continuação à obra da salvação.

A Volta de Cristo
A exaltação de Cristo será completada por sua volta. Nessa hora, seu ministério de redenção terminará e ele voltará para julgar o mundo. E o reino eterno de Deus será estabelecido. A volta de Jesus será o auge de sua exaltação. Para esse momento ele ressuscitou e subiu ao céu e está assentado à direita de Deus. Estudemos agora como ele voltará e que aspecto terá a sua volta.
Primeiro, sua volta ocorrerá de fato. Ela será visível aos olhos humanos. A Bíblia diz que ninguém além do Pai sabe a data e a hora em que Jesus virá (Atos 1: 7). Mas ele virá (Atos 1: 11; 2 Tessalonicenses 1:10; Apocalipse 1:7). É por isso que não devemos ser negligentes e sim diligentes, preparando-nos cada dia para encontrá-Lo como se ele fosse voltar hoje.
O segundo propósito da volta de Jesus é o julgamento. O próprio Jesus declarou que o Pai havia dado ao Filho poder para julgar (João 5:22; 9:39). O apóstolo Paulo também disse:

"Pois todos havemos de comparecer perante o tribunal de Cristo" (Romanos 14:10).
Naquele dia, o Rei absoluto e soberano, Jesus Cristo, julgará a todos. Mas seu julgamento será justo e perfeito, com sabedoria e amor.

Em conclusão, Jesus tornou-se obediente a Deus até à morte de cruz. Deus o exaltou grandemente e o fez Rei dos reis, Juiz soberano e Cabeça de todas as nações. A exaltação de Cristo é o resultado de sua humildade e modéstia. O Senhor foi majestosamente exaltado, e ora sem cessar por nós, para que nossa fé não vacile.
Para completar o plano redentor de Deus, Jesus até hoje cuida de nós. Não apenas isso, mas está preparando um lugar para nós onde compartilharemos sua glória.

PERGUNTAS FINAIS
Quais são os propósitos da ascensão de Jesus? (Dê dois propósitos tirados da mensagem do dia.)

Quais são os dois propósitos de Jesus estar assentado à direita de Deus? (Descubra a resposta na mensagem do dia.)

Como Jesus retornará e o que ele fará? (Atos 1 :11; Romanos 14:10)


Sendo iminente a volta de Jesus, pergunte a si mesmo: "Como devo preparar-me fielmente para ela e como devo mudar meus caminhos diante de Deus para receber o Senhor?"

Compartilhem uns com os outros qualquer bênção especial que tenham recebido da mensagem do dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário