terça-feira, 13 de julho de 2010


JESUS MULTIPLICA

Passagem Bíblica:
João 6:1-15
Versículo para Memorizar:
João 6:11
“Então Jesus tomou os pães, deu graças, e repartiu-os com os que estava assentados. E fez o mesmo com os peixes. "

Texto de Referência

Lucas  9:10-17
Objetivos:
§         Ser um crente que espera sempre os milagres de Deus e de fato os experimenta, como fez André.
§         Dar tudo a Jesus. Assim como o menino deu seu pequeno lan¬che de cinco pães e dois peixes a Jesus, mostrar fé em Jesus plantando a nossa semente de fé.
§         Aprender a guardar as sobras. Jesus ensinou os discípulos a recolherem as sobras do alimento milagroso, para que vivessem sem desperdiçar nada.

PERGUNTAS INDUTIVAS:
Quem ofereceu os cinco pães e dois peixes a André?
(João 6:9)
Quem os trouxe a Jesus?
(João 6:8-9)
Quando as pessoas viram o milagre, disseram que Jesus era quem?
(João 6:14)

MENSAGEM DO DIA

A história dos cinco mil homens milagrosamente alimentados por apenas cinco pães e dois peixes nos ensina muitas coisas. Através deste milagre, Jesus nos está ensinando que, quando o seguimos, não apenas é o nosso espírito salvo como também serão satisfeitas as nossas necessidades físicas.
Estudaremos agora a necessidade de plantar a semente da fé antes de experimentar as bênçãos de Jesus, a satisfação de nossas necessidades diárias, enquanto a nossa alma prospera.

O Grande Problema dos Discípulos

Quando Jesus pregava as boas novas a respeito do reino de Deus, expulsando demônios e curando os doentes, uma grande multidão sempre o seguia. A maioria das pessoas que o seguia era pobre ou sofria enfermidade física e precisava desesperadamente de consolo e cura. Quando Jesus ensinava àquelas pessoas, elas recebiam paz e alegria. Testemunhavam com seus próprios olhos que os demônios eram expulsos e as pessoas oprimidas e os paralíticos eram libertas.
A hora do jantar se aproximava certo dia quando Jesus concluiu seus ensinamentos, e os discípulos se defrontaram com um grande problema: mais de 5.000 homens famintos, mais as mulheres e crianças que ali estavam. O livro de Marcos registra o seguinte:
"Ao declinar a tarde os seus discípulos se aproximaram dele, e disseram: O lugar é deserto, e o dia já está muito adiantado. Despede-os para que vão aos campos e aldeias circunvizinhas, e comprem para si o que comer. "
Mas Jesus respondeu:
"Dai-Ihes vós de comer" (Marcos 6:35-37).
Jesus podia falar isso porque tinha a solução.
O mesmo acontece hoje. Jesus quer nos ajudar quando estamos em dificuldades. Ele não nos diz: "Que cada um cuide de seus problemas." Ele deseja que levemos nossos problemas a Ele para recebermos a resposta, sob a forma de bênçãos abundantes. Precisamos ter fé em que, quando levarmos nossos problemas a Jesus, Ele os solucionará. Precisamos plantar nossa semente de fé para mostrar que de fato confiamos nele.
Veremos a diferença na maneira como André e Filipe agiram, a respeito do mesmo problema.

Fé de Filipe e a Fé de André

Nesse milagre da multiplicação dos pães e peixes, vemos os diferentes níveis de fé em Filipe e André. Ambos eram discípulos de Jesus. Os dois se depararam com o mesmo problema no deserto, Ambos precisavam de uma solução. Filipe não pôde fazer com que um milagre acontecesse. André teve fé.
Para testar Filipe, Jesus perguntou:
"Onde compraremos pão para toda esta gente comer?"

Embora Filipe tivesse experimentado o poder e os milagres de Jesus tantas vezes, sua fé permanecera baseada na previdência, uma fé científica. Ele ergueu os olhos e viu uma grande multidão, fez seus cálculos e depois apresentou a Jesus sua estimativa:
"Duzentos denários de pão não bastariam para que cada um deles recebesse  um pedaço. "
Filipe sabia que nem ele nem a multidão faminta tinha tanto dinheiro assim, portanto relatou a Jesus: "Não posso alimenta-los; é Impossíve1." Seus cálculos eram corretos, segundo a matemática, mas não ajudaram a produzir a fé em Jesus, a fé que opera milagres. Filipe "não tinha fé capaz de trazer uma solução para o problema da multidão faminta.
André, outro discípulo de Jesus, acreditava que Jesus podia fazer um milagre ali. André queria mostrar sua fé e fez o que pôde em busca de uma semente de fé para ser plantada. Por fim encontrou o lanche de um menino: cinco pães e dois peixes.
André levou isso a Jesus, como quem diz: "Senhor, isto não é suficiente, mas creio que tu podes fazer um grande milagre." Foi somente uma sementezinha, mas Jesus aceitou o que ele levou, deu graças a Deus e partiu o pão. Devido à "semente de fé" de André, o pão aumentava cada vez que era partido até que a grande multidão foi suficientemente alimentada. Jesus mostrou outro milagre quando pediu aos discípulos que recolhessem as sobras. É possível que ninguém tivesse pensado que haveria sobras, mas as sobras do milagre encheram doze cestos.
A chave da nossa vida está na atitude. Nós, também, temos muitos problemas para resolver. Portanto, tenhamos uma atitude como a de André com relação aos problemas. Lembremo-nos sempre que: "Se eu levar meu problema a Jesus, ele tem a solução."

O Sacrifício do Menino

Por trás deste grande milagre encontrava-se a fé de um menino.
Entregar seu lanche de cinco pães e dois peixes a Jesus deve ter-lhe parecido um grande sacrifício. Como os adultos que o cercavam, esse garotinho também devia estar com muita fome no final do dia, mas ao dar seu lanche a Jesus, aquele menino plantou uma semente de fé no Senhor. Quando Jesus abençoou aquela sementinha de fé, ocorreu o milagre da alimentação de alguns milhares de pessoas.
As bênçãos de Deus nunca devem ser desperdiçadas. Precisamos tomar bastante cuidado com as bençãos que Ele nos dá e compartilha-las com os necessitados. Qualquer coisa que Deus tenha feito para nós não deve ser desperdiçada.





PERGUNTAS FINAIS

Perto de que cidade ocorreu o milagre de Jesus com cinco pães e dois peixes?
(Lucas 9:10)
Quanto alimento Jesus deu ao povo?
(Lucas 9:17)
Aonde Jesus foi sozinho depois do milagre?
(João 6:15)

APLICAÇÃO

             

Mesmo em meio a problemas      aparentemente insolúveis, mantenhamos uma atitude positiva, como André. Jesus pode fazer milagres em nossa vida. Vivamos positivamente em quaisquer circunstâncias, e atuemos pela fé.

Como o garoto que entregou o seu lanche, entreguemos alegremente a Jesus o que temos. Viveremos uma vida de colheita abundante enquanto semeamos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário