quarta-feira, 15 de setembro de 2010




JESUS PURIFICA O TEMPLO

Passagem Bíblica
João 2: 13-22
Versículo para Memorizar
João 2:19
"Respondeu-Ihes Jesus: Destruí este templo, e em três dias o levantarei de  novo."
Texto de Referência
Mateus 21: 12-13
Objetivos
  • Saber que somos templos de Deus e empenhar todo o nosso esforço para viver uma vida pura por meio de oração contínua.
  • Dar graças a Jesus que verteu seu sangue por nós e morreu na cruz.

PERGUNTAS INDUTIVAS
Em que tipo de lugar Jesus disse que não deveríamos transformar a casa de seu Pai?
(João 2:16)
Quantos dias Jesus falou que demoraria para erguer seu templo se este fosse destruído?
(João 2:19)
Quantos anos o templo demorou para ser construído?
(João 2:20)

MENSAGEM DO DIA
Jesus purificou o templo duas vezes. O capítulo 2 de João registra a primeira vez e o capítulo 21 de Mateus registra a segunda purificação. Esta lição tratará da purificação do templo feita por Jesus e como ela se relaciona conosco na maneira como seguimos a vontade de Deus.

Minha Casa É Casa de Oração
Jesus subiu ao templo em Jerusalém com o intuito de participar da Páscoa. Mas o santo templo onde as pessoas deveriam estar adorando a Deus se havia transformado num ruidoso mercado, cheio de cambistas e vendedores que vendiam animais para o sacrifício, tais como bois, carneiros ou pombas. Vendo isso, Jesus fez um chicote de cordéis e os expulsou dali, dizendo:
"Como ousais transformar a casa de meu Pai em mercado!" (João 2:16);
"Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração, mas vós a tendes convertido em covil de ladrões" (Mateus 21:13) .
Naqueles dias, mercadores vendiam animais para o sacrifício e cambistas trocavam dinheiro para os judeus que retomavam do exterior a Jerusalém com o intuito de participar da celebração da Páscoa. Judeus do sexo masculino com mais de vinte anos eram obrigados a pagar meio sido como imposto do templo, mas naqueles dias a moeda romana era a que circulava, de forma que, precisavam trocar seu dinheiro estrangeiro pelo dinheiro romano. Esses mercadores e cambistas lucravam excessivamente, de conluio com os sacerdotes corruptos do templo. Esses sacerdotes deliberadamente encontravam defeito no animal trazido pelos judeus nativos a fim de obrigá-los a comprar outro animal dos mercadores, seus sócios no negócio. As queixas multiplicavam-se por toda Jerusalém, como resultado das atividades profanas de vendas no santo templo.
Quando viu que o culto que deveria ser oferecido em espírito e verdade vinha sendo pervertido a ponto de transformar-se em rituais religiosos lucrativos, e o templo maculado por aqueles ladrões, Jesus, com a autoridade do Deus triúno, a quem prestamos culto, expulsou-os do templo. Ele viu as pessoas corruptas, a negligência com que preparavam os animais para o sacrifício. No templo não se ouvia nenhuma voz de oração e louvor. Não se via nenhuma lágrima de arrependimento, nenhum sinal de tristeza pelo pecado em corações contritos. Em vez disso, apenas o som de distúrbio das vozes, o ruído dos animais e a gritaria dos que vendiam e trocavam mercadorias no templo. Jesus teve de fazer um chicote para purificar seu templo.
Hoje, o Senhor Jesus está presente em sua Igreja, o seu Corpo, e fala-nos hoje também:
"Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e verdade" (João 4:24).
Quando adoramos ao Senhor Deus com lábios e corações purificados, Ele aceita a nossa adoração.
Devemos, portanto, reconhecer o Espírito Santo, acolher humildemente a sua presença e recebê-Io em nossos corações de forma que Ele nos encha e nos purifique. Lembremo-nos do que Jesus disse:
"A minha casa será chamada casa de oração."
Construamos o altar da oração, amemos a Palavra de Deus e atuemos de acordo com essa Palavra, a fim de que nos tornemos santos. gloriosos templos de Deus, a habitação de seu Espírito.
Jesus vai a Jerusalém para a Páscoa
A partir dos doze anos de idade, Jesus foi a Jerusalém para a festa da Páscoa todos os anos, conforme ensinava a lei (Lucas 2:41-42). Após ter sido batizado por João, ele haveria de observar a festa da Páscoa quatro vezes. Durante a quarta vez, Jesus beberia o amargo cálice da morte na cruz. A purificação do templo que estamos estudan¬do ocorreu seis meses após ele ter sido batizado por João Batista.
A origem da festa da Páscoa, deu-se da seguinte forma: Para livrar o povo de Israel do Egito. Deus enviou uma praga que matou o primogênito de cada família egípcia, desde o palácio até os lares dos servos. Mas todos os israelitas foram salvos colocando o sangue do cordeiro pascal na verga e nos umbrais das portas de suas casas. Eles comeram cordeiro assado segundo as instruções que receberam e foram libertos do Egito (Êxodo, capítulo 12). Para relembrar o êxodo da terra da servidão, observava-se a festa da Páscoa em Israel; ela é uma das três mais importantes festas judaicas, sendo as outras duas a festa das Semanas ou o Pentecoste (Deuteronômio 16:10,16) e a festa das Tendas ou Tabernáculos (Levítico 23:34,42-43). Para observar essa festa da Páscoa, Jesus subia a Jerusalém.
Qual a relação entre a festa da Páscoa e Jesus Cristo?
Jesus veio como um cordeirinho para toda a humanidade. Ele se tornou o cordeiro do sacrifício para carregar sobre si todos os pecados da humanidade. Jesus não tinha defeito. Ele foi o imaculado Filho de Deus, contudo veio revestido de carne, verteu seu sangue e permitiu que seu corpo fosse partido para que o poder da morte, como a praga dos primogênitos, pudesse "passar por cima" de todos nós. Portanto, crer em Jesus significa crer no poder do seu sangue, que lava os nossos pecados e nos justifica com o fim de tornar-nos filhos de Deus mediante a obra do Espírito Santo.
Quando iniciou seu ministério público, Jesus subiu a Jerusalém para participar da festa da Páscoa. Isso tem um significado profundo porque em seu coração, ele desejava ardentemente que todos vies¬sem a crer nele e fossem purificados pelo seu sangue, pelo sacrifício do cordeiro pascal.
Destruí Este Templo
Vendo Jesus repreender os mercadores, os judeus o questionaram:
"Que sinal miraculoso nos mostras para provar que tens autoridade para fazer isto?"
Os judeus imaginaram que talvez aquele homem tivesse vindo como o Messias e queriam ver um sinal comprobatório. Jesus respon¬deu-lhes:
"Destruí este templo, e em três dias o levantarei de novo.”
Com isso, ele quis dizer que seria crucificado, sepultado e ressuscitado em três dias.
Quando os mesmos fariseus e escribas questionaram Jesus para que mostrasse o sinal messiânico, ele tomou o sinal do profeta Jonas e com ele predisse a sua morte e ressurreição (Mateus 12:39-40).
O primeiro templo em Jerusalém fora construído por Salomão, mas destruído mais tarde pelo rei Nabucodonosor em 586 A.C.
Posteriormente esse templo foi restaurado por Neemias. Séculos depois, o rei Herodes reconstruiu o templo, que passou a ser conhecido como o templo de Herodes. Esse templo era resplandecente, com cores douradas, o orgulho e a alegria dos judeus. Entretanto, o povo de Israel não tinha o menor desejo de adorar a Deus no templo, por estar preocupado apenas com seus rituais religiosos. Assim era que entre os judeus e Deus havia uma forte barreira de pecado, hipocrisia, desobediência e desconfiança. Jesus é Deus encarnado, (Ele veio derrubar essa barreira para manter comunhão com seu povo em relacionamento de amor.
Não obstante, por sermos todos pecadores, ninguém, por sua própria força, pode ir ao encontro de Deus. Sem o sangue de Cristo, ninguém poder ver a Deus. Por isso Jesus veio, permitiu que seu corpo fosse partido, e seu sangue derramado, abrindo o caminho para que pudéssemos chegar a Deus.
Jesus desfez a antiga aliança e estabeleceu uma nova aliança de fé, mediante seu sacrifício.
Em resumo, nós que cremos em Jesus, que purificou o templo, também devemos permitir que Ele nos purifique. Somos templos de Deus, devemos viver vidas santas. Louvemos a Jesus, o Cordeiro pascal, tanto em nosso viver como em nosso culto. Dependamos sempre do poder do sangue de Jesus e vivamos a nova vida que o Senhor nos dá. A ressurreição de Jesus é a nossa ressurreição!

PERGUNTAS FINAIS
O que Jesus quis dizer quando mencionou que reconstruiria o templo em três dias?
(João 2:21)
Que tipo de casa Jesus chamou de seu templo?
(Mateus 21:13)
Enumere as três festas mais importantes para o povo judeu.
(Descubra a resposta na mensagem do dia.)


Um comentário: