quinta-feira, 2 de dezembro de 2010



O SOFRIMENTO DE  JESUS
1.Passagem Bíblica Mateus
26:36-75
2.Versículo para memorizar
Mateus 26:67
"Então uns cuspiram-lhe no rosto e lhe davam murros, e outros o esbofeteavam."
3.Textos de Referência
Marcos 14:43-52
Lucas 22:47-53
4.Objetivos
a.Refletir sobre a vida de sofrimentos de Jesus e agradecer-lhe porque sofreu por nós.
b.Submeter-se ao Pai como Jesus pois ele poderia ter evitado o sofrimento, mas por obediência tomou voluntariamente a cruz
c.Compreender claramente o significado do sofrimento de Jesus e participar do seu sofrimento com alegria no coração.

PERGUNTAS INDUTIVAS
Jesus sempre quis fazer a vontade de quem? (Mateus 26:39)
O que os sacerdotes, anciãos e todo o sinédrio tentaram encontrar em Jesus, a fim de ter um motivo para condená-Io à morte?
(Mateus 26:59)

MENSAGEM DO DIA
Durante a festa da Páscoa, Jesus lavou os pés dos discípulos no cenáculo e ali instituiu a Ceia do Senhor. Ele orou com o coração pesado e lágrimas de sangue no jardim do Getsêmani, enquanto se preparava para o seu destino, a cruz. Como verdadeiro Deus e verdadeiro homem, ele soube o que é o sofrimento durante seus 3 anos na terra.
Através desta lição, aprenderemos o verdadeiro significado do sofrimento de Jesus e qual deve ser a nossa atitude com relação ao sofrimento em nossas vidas,

A Vida de Sofrimento de Jesus
A vida de Jesus foi cheia de sofrimento desde o início. Quando ele deixou seu trono celestial e se fez homem, começou a conhecer o sofrimento. Ter sido perseguido por Herodes, tendo que escapar para o Egito imediatamente após seu nascimento, foi uma experiência de sofrimento. Sendo tanto Deus quanto homem, ele viveu na terra como nós vivemos, por trinta e três anos, experimentando fome, cansaço e incompreensão. Assim que iniciou seu ministério público, ele foi levado ao deserto, onde jejuou quarenta dias, e foi tentado pelo diabo. Embora fosse enviado por Deus, foi rejeitado pelos escribas e fariseus.
No jardim do Getsêmani, o suor e o sangue que ele verteu durante sua intensa oração por nós foi um sofrimento que não pode ser descrito.
Na véspera da crucificação, foi interrogado pelos principais sacerdotes, pelo rei Herodes e por Pôncio Pilatos. As próprias pessoas que ele veio salvar zombaram dele e nele cuspiram. E clamaram:
"Crucifica-o, crucifica-o!”
Soldados o chicotearam com açoites que traziam pontas de ferro, zombaram dele e roubaram-lhe as vestes, depois de fazer um sorteio delas. Alguns soldados, após cuspirem em Jesus, esbofetearam-no exigindo: "Profetiza-nos, ó Cristo! quem te bateu?"
Na mesma época em que o cordeiro pascal foi morto, Jesus foi pregado na cruz, morrendo como o cordeiro sacrificial de Deus, para tirar os pecados do mundo. Jesus viveu uma vida de sofrimento físico e mental que chegou ao auge na cruz, quando recebeu toda a culpa de nossos pecados, Isaías 52:14 profetizou:
"O seu parecer estava tão desfigurado, mais do que o de outro qualquer, e a sua aparência mais do que a dos outros filhos dos homens.”

Jesus Poderia Ter Evitado o sofrimento
Poderia Jesus ter evitado esse tipo de vergonha e sofrimento? Sim.
Houve ocasiões em que ele foi tentado a evitar o sofrimento na cruz, se assim tivesse escolhido.
A primeira ocasião foi quando Jesus subiu ao monte da transfiguração (Lucas 9:28). Quando ele orava ali, seu semblante se transformou subitamente, e Moisés e Elias apareceram.
Juntos, eles falaram sobre a crucificação de Jesus que deveria ocorrer logo mais em Jerusalém. Se Jesus se tivesse recusado ir para a cruz, a fim de evitar o sofrimento e a dor, poderia ter retomado ao Pai quando a nuvem o cobriu enquanto falava com Moisés e Elias. Mas quando as nuvens se dispersaram, Jesus estava ali, sozinho e firme. Ele havia resolvido enfrentar a cruz.
Na segunda ocasião, Jesus poderia ter escapado em Jerusalém quando mandou preparar a festa da Páscoa. Alguns gregos haviam-se reunido ali e convidaram Jesus a visitar seu país. Se Jesus houvesse aceitado o convite, teria ido com eles e vivido confortavelmente, recebendo respeito e glória, mas escolheu a cruz.
Também no Getsêmani, Jesus poderia ter escapado quando os soldados vieram prendê-to. Nervoso, Pedro decepou a orelha do servo do sumo sacerdotes com a espada mas Jesus a colocou no lugar e curou-lhe a ferida, dizendo a Pedro:
"Ou pensas tu que eu não poderia agora orar a meu Pai, e ele me mandaria imediatamente mais de doze legiões de anjos?"
Jesus foi preso não por ser fraco. Lembre-se, ele poderia ter deixado este mundo no monte da transfiguração, ou poderia ter ido para a Grécia. Mas em vez de escolher seu próprio caminho, ele preferiu o caminho da obediência ao Pai, que incluía o sofrimento. Ele quis salvar-nos através da cruz, porque não havia outro plano.

Nossa Atitude para com o Sofrimento
Que verdade Jesus nos está ensinando aqui sobre o sofrimento?
Sem exceção, todos nesta vida experimentamos sofrimento, seja pouco ou muito.
Alguns são esmagados ou arruinados pelas tribulações, enquanto outros obtêm glórias e vitórias, enquanto passam por dificuldades semelhantes.
O que faz a diferença?
Será que o sofrimento em si causa ruína ou vitória? Não.
O sofrimento em si não tem o poder de fazer-nos fracassar ou ser bem sucedidos. A resposta está em nossa atitude para com o sofrimento.
Primeiro, há pessoas que sempre têm uma atitude negativa quando se defrontam com problemas. Quando chegam as dificuldades, elas sempre resmungam, e culpam os outros por seus problemas. Como resultado, permitem que as dificuldades as esmaguem.
Outras pessoas, entretanto, tomam uma atitude diferente para com as dificuldades. Quando a tristeza e o sofrimento atacam, elas tomam uma atitude de fé de que, de alguma forma, Deus vai transformar o problema em bênção. Com fé no coração, avançam rumo a uma vida mais rica e mais abençoada.
As Escrituras nos dizem que o apóstolo Paulo tinha um problema doloroso mas confiava no Senhor Jesus e confessou:
"Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Pois quando estou fraco, então é que sou forte" (2 Coríntios 12:10).

Ele venceu a dificuldade e tornou-se o grande apóstolo para proclamar as boas novas ao mundo gentílico.
Quando tivermos uma atitude positiva no Senhor Jesus e vencermos nosso sofrimento, também nos tornaremos mais fortes.
Perseguição é o que sofremos por amor a Jesus, pela nossa fé, e pela expansão do evangelho. As dificuldades comuns da vida, como falta de alimento, de habitação ou de roupas não devem ser classificadas como "perseguição". Jesus Cristo nos redimiu da maldição espiritual e física. Suportar dificuldades para poder pregar o evangelho e destruir a obra de Satanás, pode ser classificado como participar do sofrimento de Jesus. São sofrimentos pelos quais o Senhor nos recompensará um dia no céu (Mateus 5:11-12).

PERGUNTAS FINAIS
O salmista confessou que ter sido afligido foi bom para ele. Que benefício a aflição pode nos trazer? (Salmo 119:71)
Por que podemos nos regozijar quando participamos dos sofrimentos de Cristo?
(1 Pedro 4:13)
Que lição nos ensina o sofrimento de Jesus? (Hebreus 2:18; 12:3)

APLICAÇÃO
1.Lembremos sempre que o sofrimento redentor de Jesus foi por nós. Em todo momento devemos render-lhe graças.

2.Quando as dificuldades chegarem, obtenhamos força e poder para vencer no Senhor através da nossa fé. Lembremos de que toda provação ou tribulação que enfrentamos já passou pelas mãos amorosas do Pai, e ele nos capacitará a passar por elas vitoriosamente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário