terça-feira, 9 de março de 2010







MINISTÉRIO DE PEQUENOS GRUPOS

Estudos sobre Comunhão

LIÇÃO Nº 1: A COMUNHÃO NA IGREJA, ENSINADA EM ATOS 2.46-47.



Texto básico/Texto para decorar:
Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos.” (NVI).

“Perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja os que iam sendo salvos” (João Ferreira de Almeida, Edição Contemporânea).

Desenvolvimento do Estudo:

O texto bíblico de Atos 2.46-47 está acima transcrito em duas versões diferentes, para facilitar a compreensão do seu conteúdo.

Neste trecho é possível a identificação de alguns elementos que ressaltam a forma como estava nascendo a Igreja primitiva. Seriam eles:

- perseverança

- unanimidade

- partir o pão em casa (ou de casa em casa)

- fazendo refeições com alegria e singeleza de coração

- louvor a Deus

- contar com a simpatia do povo

- o consequente crescimento numérico da igreja

Estas atitudes dos primeiros membros da igreja primitiva foram de extrema importância para o impulso inicial desta tão maravilhosa Instituição de Deus. A sua realização importou em uma consequência que não depende de homem, mas de Deus: o crescimento da Igreja.

Logo, se temos por objetivo o crescimento de nossa Igreja, tanto em número, quanto em qualidade, talvez seja importante avaliar o que fizeram os primeiros membros da Igreja de Cristo.

Não se está, aqui, proporcionando aula de língua portuguesa, mas seria importante notar o “tempo verbal” em que está escrito o texto de Atos 2.46-47. Ou seja, está sempre no Plural.

O que significam verbos escritos no Plural? (discuta com o grupo)

Isso mesmo. Significa que se está falando de algo que está sendo feito por, no mínimo, mais de uma pessoa. Mas há outro detalhe. Um verbo, no plural, significa que mais de uma pessoa está fazendo a mesma coisa. Vejam que coisa importante a gramática nos proporciona em relação a este texto. Mais de uma pessoa estava fazendo a mesma coisa. Logo: partir o pão, louvar a Deus, participar (das refeições), não era ação de uma só pessoa, mas de mais de uma.

Mas há outra palavra que, em outro estudo, será destacada pormenorizadamente: unanimidade. O texto diz que faziam todas aquelas coisas de forma unânime, com objetivo comum, JUNTOS.

Então: temos vários verbos, praticados por mais de uma pessoa e de forma unida (juntos).

Amados, se Paulo estivesse comentando este texto, talvez dissesse: “Trago-vos, irmãos, este mistério acerca do crescimento da Igreja: façam tudo juntos, em unanimidade e em COMUNHÃO”.

Que ninguém ouse afirmar que me estou colocando no lugar de Paulo. Mas faço esta ‘brincadeira’ para enfatizar que a fórmula para o crescimento da Igreja e o mandamento de como a Igreja deve funcionar está descrito de forma clara, objetiva e cristalina na Palavra de Deus. NÃO HÁ MISTÉRIO ALGUM! Meus irmãos, para isto não necessitamos de nenhuma profecia. Não necessitamos ser informados por meio de um exímio palestrante Missionário que já atue há vários anos no Continente Africano ou no Asiático ou Oceania (isso é continente?). Não estou desprezando profecias e nem missionários. Mas, às vezes, queremos fazer a Obra, mas esperamos que estoure um estopim que sacuda a Igreja. Contudo, este estopim está bem diante dos nossos olhos:

A IGREJA DEVE ANDAR EM COMUNHÃO!

ASSIM ELA CRESCERÁ!

Não estou falando de crescimento de multidões. Mas estou falando de crescimento oriundo de uma Igreja que, realmente, execute seu Papel no Reino de Deus, fazendo, de fato a Sua Vontade.

Logo, Atos 2.46-47 descreve o (inexistente) mistério para o crescimento e desenvolvimento da Igreja: Uma Igreja onde os irmãos cultivam a comunhão, tanto na área espiritual, quanto material e também intelectual.

Agora, a pergunta que não quer calar (tam-tam-tam-tam).

Qual seria a pergunta que não quer calar? Escolha uma das opções abaixo:

Qual o resultado do último GRE-NAL?

Qual a cor do terno que o Pastor estava usando no último Domingo?

Por quê o ir. Giovani está sempre “arrumando” os óculos nos olhos?

Será que vai chover amanhã?

Por quê as Igrejas (na verdade, as pessoas) não adotam a fórmula de At. 2.46-47?

O mundo jaz no Maligno (I João 5.19) e, deste modo, o mundo sempre apresentará valores contrários aos oferecidos por Deus. Com efeito, se Deus quer que o ser humano viva em comunhão, o Diabo apresentará ideia oposta.

Para simplificar o entendimento sobre o tema, veja o que está enraizado na cultura humana no seguinte chavão: “Cada um por si e Deus por todos”. Esta frase apresenta uma meia verdade: Deus é por todos. Mas meia verdade não é verdade, é mentira.

Onde está a mentira desta frase?

A mentira é a seguinte: devo buscar a Deus e os outros que se virem.

Igreja não é pessoa. É conjunto de pessoas. Mas a Bíblia aponta que este grupo de pessoas deve viver unido, como membros de um corpo (olha os ensinamentos de Paulo aqui – I Coríntios 12.12-31). Logo, o corpo está sempre em unanimidade de ideias e atitudes. Tudo é feito junto! Deste modo, se este conjunto de pessoas vivem como se fosse um corpo, o que acontece com um dos membros deste corpo afeta aos demais membros e todo o corpo sente. Se um dedo está doendo, o corpo inteiro sofre com esta dor. Assim deve ser na Igreja, se um irmão está feliz, a Igreja deve ficar feliz com ele. Se está triste, a Igreja deve ficar triste com ele. Se está precisando de ajuda, a Igreja deve estender a mão para ajudá-lo.

Então, o que acontece é que, ao menos em parte, alguns valores próprios do mundo acabam se incorporando à Igreja, tornando os membros um pouco individualistas. Não há uma preocupação maior com os outros irmãos acerca de como vai sua vida espiritual, sua vida material, seus relacionamentos, etc. Isso, meus amados, impede que a Igreja cumpra o Papel que Deus quer que ela cumpra. Por quê? Porque falta COMUNHÃO.

Ou seja, a Igreja precisa praticar a COMUNHÃO. Que tipo de comunhão? Aquela que a Bíblia ensina, no caso, o texto de Atos 2.46-47.

Conclusão: O crescimento da Igreja, tanto em número quanto em qualidade é um anseio de todo o crente (ou deveria sê-lo). Logo, interessante que se examine na Bíblia como a Igreja procurava atingir este objetivo, o que consta de forma direta no texto de Atos 2.46-47. Este texto, dito em uma só palavra, poderia ser descrito como COMUNHÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário